Será que seus alunos e familiares são realmente engajados com sua escola? Para conseguir que eles sejam participativos no ensino de inglês, sua escola deve investir nas ferramentas certas.
O engajamento escolar representa a chave secreta do aprendizado, pois estimula a participação ativa no processo de aprendizagem. Todos enxergam sentido na continuidade dos estudos.
A questão é que o engajamento escolar requer novas experiências de aprendizagem, principalmente com o auxílio da tecnologia. E hoje viemos apresentar diferentes metodologias de ensino.
Quer saber quais são?
Conheça 5 excelentes soluções da Fluentize para engajar alunos e famílias no ensino de inglês!
1. Level Test
A primeira solução desta lista é o Level Test, um teste de nivelamento de inglês. Ele irá ajudar a identificar o nível dos seus alunos, direcionar melhor as aulas para as turmas e com isso ter melhores resultados para apresentar aos pais.
É ideal para alunos a partir de 14 anos, independentemente do nível de domínio da língua inglesa.
O Level Test avalia as quatro habilidades linguísticas do idioma:
- Fala;
- Escuta;
- Escrita;
- Leitura.
Quem estuda inglês tem por objetivo dominar a língua, entretanto, deve desenvolver as habilidades acima para concretizá-lo.
As habilidades linguísticas são como pilares para a compreensão tanto do inglês quanto de qualquer idioma. Por esse motivo, são fundamentais no aprendizado.
Nesse sentido, o Level Test consegue, de modo rápido, preciso e individualizado, avaliar o desempenho do aluno.
É importante dizer que os alunos respondem a diferentes questões, pois a avaliação não é massificada. Essa personalização é uma vantagem e tanto.
Outra vantagem do Level Test é ser 100% online, ou seja, não requer instalação de software no computador ou notebook. Basta abrir o navegador e ter conexão com a Internet.
Basta apenas um teste para aferir o nível de habilidade na fala, escuta, escrita e leitura. Os resultados podem ser apresentados de duas maneiras: individualmente ou por grupo.
O Level Test, que é uma solução para engajar alunos, utiliza Inteligência Artificial, ou seja, possui tecnologia que imita a inteligência humana para executar tarefas. No entanto, o poder de processamento é infinitamente superior.
2. Benchmark Test
A segunda solução da Fluentize para engajar alunos é o Benchmark Test, que melhora a experiência do aluno e acelera a jornada para a fluência no idioma.
Benchmark Test é a ferramenta que se adapta a diferentes programas de ensino de inglês, ou seja, abraça sua metodologia.
Ela tem por objetivo medir o progresso do aprendizado dos alunos, de modo detalhado, orientando-os individualmente e mostrando como eles estão evoluindo ao longo do período letivo.
Essa ferramenta considera, no processo de avaliação, tempo, complexidade e subjetividade. Isso torna o processo rápido e fácil de medir.
Assim como o Level Test, o Benchmark Test utiliza inteligência artificial para reunir informações sobre os alunos e entregá-las para os professores.
Isso ocorre por meio de um portal de avaliação com todos os recursos necessários para tal. O Benchmark Test rastreia e compara resultados nesse ecossistema de proficiência, contribuindo para um aprendizado bem-sucedido.
Aqui estão os 8 tipos de testes que o Benchmark Test aplica:
- Preencha a tabela de vocabulário;
- Complete o diálogo;
- Ouça e repita;
- Escreva uma pequena dissertação;
- Leia e dê uma resposta curta;
- Descreva a imagem;
- Ouça e depois fale;
- Corrija erros gramaticais.
Note que o Benchmark Test engloba diferentes maneiras de avaliar o aluno. Quando pede para preencher a tabela de vocabulário, testa a diversidade de termos que o estudante conhece.
No teste de completar o diálogo, a escuta é avaliada. Já no Ouça e Repita, a escuta e a fala são testadas.
Com seus resultados é possível ter uma visibilidade da efetividade do seu ensino e do esforço dos alunos também estudando e aprendendo. E com isso é possível mostrar aos pais com seus filhos estão com o aprendizado de inglês.
3. Coleções Didáticas
A terceira solução para engajar alunos no ensino de inglês é representada pelas Coleções Didáticas, conteúdo diversificado tanto impresso quanto digital.
As Coleções Didáticas da Fluentize são integradas a diferentes ferramentas tecnológicas. O foco é direcionado para o ensino da língua inglesa.
Para desenvolver as Coleções Didáticas, a Fluentize conta com uma equipe altamente especializada que produz material alinhado às políticas públicas.
Desenvolvido no Brasil e no exterior, pois participam do processo especialistas do mundo todo, que trazem de suas nações boas práticas em ensino, as Coleções Didáticas atendem a todos os segmentos da Educação Básica, do Infantil ao Médio.
Veja como são distribuídos os materiais das Coleções Didáticas:
Educação Infantil
As Coleções Didáticas para a Educação Infantil têm recursos pedagógicos como histórias, músicas, jogos e dinâmicas em inglês. Divertem e ensinam diferentes competências e habilidades.
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Já para os anos iniciais do Ensino Fundamental, as Coleções Didáticas envolvem atividades lúdicas e pedagogicamente sólidas. Elas estimulam uma aprendizagem significativa.
Ensino Fundamental - Anos Finais
Aqui, as Coleções Didáticas encorajam o uso do inglês fora da sala de aula. Esse tipo de contato com pessoas de fora do meio em que se convive proporciona uma experiência única de aprendizado. Começa aqui a preparação para a certificação internacional de fluência.
Ensino Médio
Por fim, no Ensino Médio, o aluno é estimulado a usar o idioma em todas as habilidades, não só individualmente como em conjunto. O objetivo é ganhar confiança na comunicação.
4. Webinars
A quarta solução para engajar é voltada para a família.
Os Webinars, ou seminários online, contam com conteúdo de apoio para pais e responsáveis participarem ativamente do desenvolvimento socioemocional e cognitivo de seus filhos.
Esses Webinars são muito importantes, pois a Educação Infantil tem impactos no desenvolvimento das crianças, capaz de se estender até a adolescência e vida adulta.
Os Webinars da Fluentize, bem como as ferramentas já citadas, também são desenvolvidos por especialistas do Brasil e de outros países.
5. Relatório de Desempenho
A quinta e última solução para engajar a família no ensino de inglês é o Relatório de Desempenho.
Quando a família se envolve e acompanha o desempenho escolar dos filhos, isso melhora o relacionamento da criança ou adolescente com a instituição de ensino pública.
A participação ativa da família no ensino de inglês torna o aprendizado mais fluido e natural para o estudante, que passa a se sentir menos ansioso e apreensivo. Ele começa a enxergar a escola como um ambiente cheio de possibilidades e oportunidades.
Mas nós sabemos que tempo é algo precioso na atualidade, portanto, a Fluentize elaborou o Relatório de Desempenho para que a família acompanhe online o progresso de seus filhos, bem como os próximos passos na jornada de aprendizagem.
Estas foram as 5 soluções para engajar alunos e família no ensino de inglês que a Fluentize preparou para sua escola pública. Que tal saber mais sobre elas e como implementar?
Fale com a Fluentize e peça essas e outras soluções para engajar alunos e familiares no ensino da língua inglesa!