7 tendências de inovação na educação para ficar de olho em 2023

A inovação na educação tem-se tornado prioridade para muitas escolas em todo o mundo. Conheça 7 tendências de inovação na educação no radar de 2023.

tendências de inovação na educação

A educação é uma área que precisa inovar constantemente. Seja por conta de novas questões que adentram ao mundo, seja por mudanças geracionais, a inovação na educação é sempre bem-vinda. 

Entretanto, é necessário pensar sobre como a inovação na educação pode ser implementada. Especialmente quando levamos em consideração a inovação para alunos de todas as escolas, inclusive a escola pública. 

7 tendências de inovação na educação para 2023 

O próximo ano letivo está se aproximando, e é importante ficar de olho no que o futuro está preparando. Neste sentido, observamos o que o universo da educação tem proposto para o próximo ano ao redor do mundo. 

Portanto, apresentamos algumas das tendências mais notórias que devem permear as escolas em diversos países em 2023. Vale lembrar que algumas delas já ocorrem em colégios brasileiros, incluindo escolas públicas em diversos locais do país. Entre as tendências de inovação na educação para 2023, listamos: 

  • Aprendizagem híbrida 
  • Sala de aula invertida 
  • Personalização da aprendizagem 
  • Inteligência Artificial 
  • Robótica 
  • Atividade Maker 
  • Metaverso 

Para uma compreensão mais apurada de como implementar essas práticas na escola pública, vamos analisá-las separadamente. 

Aprendizagem híbrida 

A pandemia de Covid-19 mostrou que o Ensino à Distância (EAD) deixou de ser opção para se tornar realidade na rotina escolar. A aprendizagem híbrida não se trata apenas de fazer a aula em casa. Antes, essa modalidade tem como diferencial agregar o ambiente familiar ao dia a dia da escola. 

Neste formato de educação, parte do processo de ensino-aprendizagem ocorre na sala de aula, e outra parte na casa do aluno. No primeiro ambiente, controlado cientificamente, ele tem a visão acadêmica e o acompanhamento do professor. 

Enquanto isso, em casa, com o apoio da família, ele pode acrescentar ao aprendizado a sua própria forma de enxergar o mundo. É assim que os problemas e as soluções encontram novos caminhos e novas respostas. 

Sala de aula invertida 

Como aliada do ensino híbrido, a sala de aula invertida é uma potente ferramenta para otimizar a aprendizagem. Nesta modalidade, o professor se torna um orientador de estudos, dando o protagonismo aos alunos. 

Neste caso, o educador lança um determinado tema aos alunos e indica fontes para que os pesquisem fora da escola. O professor ainda pode indicar a forma como a curadoria deve ser realizada, sem interferir na busca dos estudantes. 

Personalização da aprendizagem 

Personalizar a aprendizagem é justamente colocar o estudante como centro de todos os esforços. Professores, diretores e demais profissionais da educação devem estar atentos aos sinais de cada aluno. 

Cada um possui uma dificuldade, uma habilidade e uma competência diferente do outro. Para um melhor aproveitamento dessas características, a escola precisa promover a interação de todos estes aspectos em conjunto. 

Inteligência Artificial 

Agregar a tecnologia na escola não é novidade para ninguém. A Inteligência Artificial (IA) é uma das grandes revoluções e inovações do momento, e a educação pública brasileira precisa adequar-se a ela. 

A tecnologia faz toda a diferença na vida dos estudantes, e deve ser uma parceira da escola. Trabalhos automatizados e o estudo de ciências e matemática, por exemplo, tendem a ganhar muito com a aplicação da IA na escola.

Robótica

A robótica é uma atividade que desenvolve inúmeras competências nos alunos, e é uma super oportunidade para os professores explorarem.  

Programação, Inteligência Artificial, matemática, engenharia e muitas outras matérias são aplicadas diretamente na robótica. 

Atividade Maker 

Assim como a robótica, a Atividade Maker também exercita regiões do cérebro que normalmente não são exploradas. Também conhecida como atividade mão na massa, nas aulas maker os alunos são estimulados a desenvolver e utilizar diversas competências socioemocionais. 

Criatividade, imaginação, pensamento sistêmico e habilidades artísticas são estimuladas durante a realização dos projetos. Com a maker, os alunos são estimulados a lançar mão do Design Thinking para a solução de problemas complexos. 

Metaverso 

Muito falado nos últimos anos, o Metaverso é uma extensão do mundo real, com distintas aplicações em uma nova realidade. A educação pode muito bem fazer uso deste recurso, especialmente no ensino de algumas disciplinas. 

A utilização do Metaverso contribui para o aluno apreender conceitos e conteúdos de componentes curriculares da BNCC. História, geografia e ciências são algumas das disciplinas beneficiadas pelo uso do Metaverso. 

Mas além das matérias da Base Nacional Comum Curricular, outras podem ser agregadas, como programação, design e robótica. 

Agora você já sabe a importância de ficar de olho nas tendências de inovação para a educação em 2023. Sendo assim, deixe a Pearson te ajudar a implementar as inovações em sua escola ou na sua cidade. Clique aqui e conheça a Pearson Soluções para Governo. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS