Como criar um plano de aula em inglês em 5 etapas?

O plano de aula em inglês contribui com o trabalho do professor. Saiba como criar um plano de aula em inglês para deixar a sua aula mais eficiente.

plano de aula de inglês

Dentro da sala de aula, o professor é o principal responsável pela mediação da aprendizagem dos estudantes. E assim como ocorre em todas as disciplinas, a criação de um plano de aula em inglês torna o aprendizado muito mais eficiente. 

Com o plano de aula em inglês, o professor contribui para que a aula seja mais atrativa e divertida para os alunos. Estes, por sua vez, podem aproveitar para aprender mais e com maior facilidade. 

Por que criar um plano de aula? 

As gerações mudam constantemente, e isso exige diferentes metodologias e abordagens de ensino. Atualmente, apesar de ainda ser o principal, o ambiente interno da escola não é mais o único lugar onde os estudantes podem aprender. 

Ao contrário disso, a escola é um complemento de tudo aquilo que o indivíduo pode aprender ao longo da vida. Após coletar informações, é na escola que ele compreende como realizar a curadoria daquilo que é mais importante para o seu desenvolvimento. 

Com o importante apoio da tecnologia, as aulas, nos dias de hoje, se tornaram muito mais responsivas. A possibilidade de interatividade é um dos principais ganhos que os estudantes tiveram nas últimas décadas. 

Neste sentido, o plano de aula serve para que o professor seja capaz de adaptar a sua aula conforme as necessidades dos alunos. A depender da demanda que ele tem em sala de aula, o plano pode guiar o ensino para um ou para outro caminho. 

A importância de desenvolver um plano de aula em inglês 

Assim como em qualquer outra disciplina, os interessados em aprender inglês também necessitam de organização. E o principal responsável por desenvolver um plano de aula em inglês para facilitar o aprendizado é, justamente, o educador. 

Coletar dados sobre as demandas dos alunos e convertê-los em um plano de aula pode não ser tarefa fácil. Portanto, montar um plano de aula de inglês pode ser extremamente desafiador. E isso é válido tanto para professores iniciantes, quanto para profissionais muito experientes. 

Com o desenho de um plano, são muitos os benefícios observados pelo estudante, bem como pelo professor. Quando é elaborado de maneira inovadora, o plano de aula de inglês permite, entre outras coisas: 

  • Que os alunos expressem melhor suas ideias;  
  • Pensem fora da caixa;  
  • Desafiem problemas com soluções criativas;  
  • Que os conteúdos das aulas sejam apresentados com maior eficiência;  
  • Aprendam de maneira mais rápida e eficaz.  

Com o plano de aula, estes benefícios podem ser aproveitados da melhor maneira, deixando a aula mais eficiente. E para que você, professor, vamos mostrar como o plano de aula pode, na prática, auxiliar suas aulas de inglês. 

5 dicas para criar um plano de aula em inglês 

E para você, educador, experiente ou não, vamos aproveitar para dar 5 sugestões de como criar um plano de aula em inglês. Selecionamos aqui informações importantes que podem contribuir com a sua preparação de aula de inglês. As dicas são as seguintes: 

  • Determine objetivos e metas  
  • Trabalhe temas atuais  
    • Seja criativo  
    • Foque em uma aprendizagem progressiva  
    • Aposte na aprendizagem personalizada  

    A fim de facilitar a compreensão destas sugestões, vamos abordar cada uma delas individualmente. 

    Determine objetivos e metas 

    O plano de aula em inglês começa com a determinação dos principais objetivos de aprendizagem. A partir da definição das metas e dos objetivos de onde se quer chegar, é possível iniciar a trajetória. 

    Comece fazendo perguntas que podem orientar a confecção do plano de aula. Algumas sugestões, são: “quais são os objetivos das aulas?”; “qual o nível de inglês dos meus alunos”; “o que os estudantes querem com as aulas de inglês?”. 

    É válido lembrar que o percurso não deve ser feito isoladamente pelo aluno. Antes, ele deve enxergar no professor o seu principal mediador ou guia de seu aprendizado. 

    Trabalhe temas atuais 

    Um plano de aula em inglês que é atrativo para os alunos e, ao mesmo tempo agrega conhecimento é, antes de tudo, atual. Portanto, o professor não deve fugir à regra de trabalhar temas atuais junto a seus alunos. 

    O professor ou a professora podem selecionar como pauta notícias, reportagens, memes das redes sociais e discussões da internet. Outras ideias são abordar assuntos relacionados a games e influenciadores digitais. Quanto mais próximo dos alunos estiverem a linguagem e a temática, maior serão as possibilidades de participação e interação. 

    Seja criativo 

    A criatividade é uma das mais importantes ferramentas da educação do século 21. Tanto que ela é reconhecida como competência socioemocional para ser desenvolvida nos alunos. 

    Sendo assim, nada mais atual que estimular a sua presença também nos educadores, não é mesmo? Portanto, o professor deve, com o plano de aula em inglês, orientar seu trabalho para atividades mais criativas e inovadoras. 

    Foque em uma aprendizagem progressiva 

    O ditado popular já nos ensina que não adianta colocar a carroça na frente dos bois. Levando isso para o contexto da educação, significa dizer que o educador deve focar suas aulas na aprendizagem progressiva. 

    Ou seja, é fundamental que o processo de aprendizagem transcorra normalmente, sem sobrecarregar o próprio aluno. Portanto, as aulas devem iniciar com conteúdos mais simples e, progressivamente, ir aumentando a dificuldade. O professor deve levar sempre em consideração o nível de fluência do aluno para avançar. 

    Aposte na aprendizagem personalizada 

    Outra questão essencial é garantir que a aula atenda às expectativas e às demandas de cada estudante. Ou seja, é crucial respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno, individualmente. 

    Enquanto alguns conseguem avançar mais, outros nem tanto. Ainda assim, é preciso compreender quais as dificuldades que cada aluno está tendo para avançar nas matérias. A aprendizagem personalizada auxilia num maior entendimento dos conteúdos passados pelo professor. 

    Com estas sugestões, podemos perceber a importância de se desenvolver um plano de aula em inglês. É ele quem auxilia todo o processo de ensino-aprendizagem, e contribui para facilitar o trabalho do professor. 

    Agora que você já sabe como montar um plano de aula em inglês, aproveite para ter outras informações importantes para o seu trabalho em nosso blog. 

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS