Como preparar sua equipe pedagógica para os desafios de 2023?

Descubra boas práticas para preparar sua equipe pedagógica para os desafios do próximo ano.

preparar equipe pedagógica

Com o final do período letivo que ocorreu e início de um novo ano, a instituição de ensino precisa preparar sua equipe pedagógica para os desafios do próximo ciclo. 

Um bom planejamento escolar pode trazer inúmeras vantagens para todos, pois ele permite começar mais um ano de forma segura e bem traçada. 

Para tal, sua equipe pedagógica deve propor objetivos, metas e ações capazes de corrigir as falhas do ano anterior, aplicando melhorias para o que começará. 

Quer saber como preparar sua equipe pedagógica para os desafios de 2023? Dá uma olhada nas dicas a seguir! 

Peça a análise dos resultados anteriores 

O primeiro passo para preparar sua equipe pedagógica para os desafios de 2023 é reunir todos os membros e realizar a análise dos resultados anteriores. 

Esse exercício deve vir antes do planejamento escolar seguinte. 

Faça com que todos observem e comparem resultados dos últimos anos, listando: 

  • o que melhorou, o que se manteve estável e o que piorou; 
  • o que é prioridade e o que não tem mais importância; 
  • pontos fortes e pontos a serem trabalhados. 

A partir da análise acima, sua equipe pedagógica entenderá quais pontos são críticos para a escola, bem como onde estão os erros, pontos de destaque, diferenciais e o que pode ser melhorado. 

Outro ponto importante é fazer com que a equipe pedagógica estude a fundo questões como a captação e retenção de alunos. Essas métricas são reveladoras. 

Faça com que todos tenham clareza do objetivo 

Assim que sua equipe pedagógica souber quais foram os resultados da instituição nos anos anteriores, será mais fácil pensar em objetivos que impactam os pontos de melhoria necessários. 

A equipe passa, a partir deles, a priorizar o que for importante para sua escola. 

Uma vez que o planejamento escolar envolve metas de curto, médio e longo prazo no ano letivo, cada ação que precisa ser realizada para alcançar os objetivos deve ser detalhada. 

Considere, portanto, as dificuldades para atingir as metas passadas. A equipe pedagógica deve propor ajustes possíveis e capazes de reverter o que não deu certo, além de otimizar o que funcionou. 

Promova o alinhamento da equipe pedagógica 

Para preparar sua equipe pedagógica para os desafios de 2023, promova o constante alinhamento entre todos. 

Estabeleça reuniões de direcionamento de responsabilidades, orientações e mudança de rotas. 

Essas reuniões são fundamentais para deixar sua equipe pedagógica ciente e atenta aos objetivos do planejamento executado. 

Também ajuda a lembrá-los do propósito do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino. 

Coloque essas reuniões no calendário de atividades da escola. Dessa forma, consegue trazer previsibilidade para a organização dos professores, principalmente os que possuem compromissos em outras instituições, por exemplo. 

Fomente recursos materiais e tecnológicos 

Outro ponto importante no preparo de sua equipe pedagógica é o uso de recursos materiais e tecnológicos

Ambos têm transformado a rotina dentro e fora da sala de aula. Eles reinventaram ainda o dia a dia da administração e coordenação pedagógica. 

As soluções digitais, por exemplo, permitem o acompanhamento personalizado da aprendizagem. Aperfeiçoam atividades de intervenção e preenchem determinadas lacunas de aprendizado pela equipe pedagógica. 

Aprimore a comunicação entre sua equipe pedagógica 

O preparo da sua equipe pedagógica para os desafios de 2023 deve contemplar ainda um excelente trabalho de comunicação. 

Os ruídos e mal-entendidos podem afetar a qualidade do trabalho pedagógico, criando atritos entre os membros da equipe. 

Para evitá-los, escolha um canal oficial de comunicação e pense em formas de deixá-la mais objetiva. Evite o envio de áudios, por exemplo, pois eles acabam se perdendo em meio às conversas. 

Promova ainda uma escuta ativa das dores, ideias e propostas. Trata-se de uma prática essencial na escola, pois torna a equipe pedagógica mais empática e preparada para enfrentar adversidades. 

Invista na sua equipe pedagógica 

Para preparar sua equipe pedagógica para os desafios de 2023, é indispensável o investimento em formações, desenvolvimento de habilidades e ampliação de conhecimentos. 

Esse tipo de investimento é uma forma de estimulá-los para que reflitam constantemente sobre as próprias práticas, bem como o aumento dos seus repertórios. 

Invista na formação continuada e na realização de palestras com especialistas na área da educação, da neuro educação e tecnologia educacional. 

Construa pontes de diálogo com as academias universitárias, pois o intercâmbio de ideias cria oportunidades de pesquisa, além de ajudar na resolução de desafios educacionais. 

Mapeie cursos e eventos no próximo ano letivo. Convoque a equipe pedagógica e repasse um questionário para entender a disponibilidade de todos, bem como as temáticas de preferência. 

Lembre-se de colocar tudo no calendário escolar, para que seja possível realizá-los do ponto de vista financeiro e de disponibilidade. 

Encoraje a inovação e o protagonismo da equipe pedagógica 

Incentive a equipe pedagógica a criar atividades e estratégias que sejam inovadoras, principalmente em relação ao acompanhamento contínuo do aprendizado dos alunos

A gestão escolar deve mostrar confiança nas próprias escolhas e perspectivas, pois trata-se de uma ação fundamental para enfrentar desafios, inovar nos processos de ensino aprendizagem e fazer uma gestão democrática. 

Faça uma análise de desempenho 

Faça uma autoavaliação e avaliação entre os pares anualmente. Ela é importante para identificar e fortalecer possíveis pontos fracos, trabalhando-os na formação continuada.  

Crie ainda formas de tornar público os reconhecimentos. A comunidade escolar deve conhecer os membros da equipe pedagógica que se destacam na busca pela qualidade da educação. 

Promova a formação continuada da gestão 

Você também faz parte da equipe pedagógica, portanto, precisa dar o exemplo e encarar os desafios técnicos, sociais e de aprendizagem com a sensibilidade necessária. 

Além de uma formação continuada em relação às demandas administrativas, é importante buscar outras que promovam a troca de experiências com gestores de instituições distintas. 

Em conjunto, vocês podem refletir suas práticas e preparar melhor as equipes pedagógicas. 

Crie um espaço de trocas e descontração 

Por fim, crie um espaço para que os membros de sua equipe pedagógica possam se encontrar para debater temáticas do universo da educação e seus desafios. 

Esse espaço, para conversas e eventos de confraternização, cria oportunidades para formar um ambiente de muito afeto e confiança. 

A equipe pedagógica se sentirá mais à vontade para trocar informações, discutir pontos importantes, além de relaxar. 

Agora que você sabe como preparar sua equipe, veja aqui como solucionar os problemas pedagógicos mais comuns na escola pública! 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS