Na educação privada, existem inúmeras alternativas para oferecer aos alunos um ensino de inglês de alta qualidade, inclusive construir uma escola bilíngue. Os responsáveis pela gestão de instituições públicas também precisam encontrar boas soluções para melhorar a qualidade do ensino de inglês na escola pública.
Promover melhorias no ensino de inglês é um caminho para reduzir a desigualdade de oportunidades entre os alunos da rede pública e da rede privada. Afinal, o domínio do inglês é exigido no vestibular, em processos seletivos do mercado de trabalho e em diversas outras situações.
Essas melhorias precisam levar em consideração dois aspectos fundamentais. Em primeiro lugar, os alunos aprendem melhor com práticas dinâmicas e direcionadas à sua idade. Em segundo lugar, os alunos precisam desenvolver as 4 habilidades primordiais: conversação, leitura, escuta e escrita. Acompanhe!
3 soluções para transformar a sua instituição de ensino em uma escola bilíngue!
1. Level Test
O Level Test é um tipo de teste de inglês que permite determinar o nível de conhecimento atual do aluno. Essa ferramenta é muito utilizada em uma escola bilíngue, como apoio para elaborar um plano pedagógico mais assertivo e coerente para o ensino de inglês.
O nivelamento pode ser aplicado em alunos a partir de 14 anos. Ele foi desenvolvido pelos especialistas da Pearson. Assim, com apenas um teste, é possível avaliar o domínio das quatro habilidades fundamentais:
- Listening
- Speaking
- Reading
- Writing
O Level Test é realizado 100% online, pelo computador, e tem duração de 20 a 30 minutos. As escolas podem aplicar a avaliação para diversos alunos ao mesmo tempo, e os resultados ficam disponíveis em até 1 hora após a finalização do teste.
A aplicação é útil para todos os alunos, independentemente do seu domínio do idioma.
Além disso, é compatível com todos os níveis das duas principais classificações de fluência em idiomas, a Global Scale of English - GSE (Escala Global de Inglês) e o Common European Framework of Reference - CEFR (Estrutura de Referência Comum Europeia).
A solução também gera relatórios por grupo. Assim, a escola pública consegue formar turmas reunindo os alunos que apresentam níveis mais parecidos de domínio do inglês.
2. Coleções Didáticas com Tecnologia
O conteúdo tem um papel muito importante na qualidade do ensino de inglês. Sem um bom conteúdo, não é possível construir uma escola bilíngue na rede pública. Afinal, boa parte das práticas e metodologias desenvolvidas na sala de aula necessitam de um material didático de qualidade para fazer tudo acontecer.
A Fluentize oferece um conteúdo alinhado com as políticas públicas, com coleções didáticas que atendem da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Porém, não é apenas isso. O conteúdo é impresso e digital, ou seja, integra os melhores livros a ferramentas tecnológicas de apoio. Com isso, a experiência de sala de aula torna-se mais dinâmica e promove maior engajamento.
Trazer ferramentas tecnológicas para a sala de aula, integradas de maneira estruturada com os livros didáticos, é uma forma de manter os alunos interessados. Com isso, é possível alcançar resultados melhores no ensino, que se refletem no desempenho dos alunos em testes.
É possível optar entre materiais que desenvolvem o inglês britânico ou norte-americano, ou ambos. O conteúdo acompanha o aluno do nível A1 ao nível C1 (conforme a CEFR). A carga horária varia entre 2 horas e 5 horas, conforme o título.
Aliás, todo o material está em constante atualização e é utilizado nas escolas mais renomadas, dentro e fora do Brasil.
Para os alunos da Educação Infantil, são oferecidas as coleções Storyland e My Little Island. Elas agregam diferentes recursos pedagógicos, como histórias, músicas, jogos e outras brincadeiras em inglês.
Para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, são oferecidas as coleções New English Adventure, Dream Kids 2.0 e Poptropica English. Elas trazem atividades que combinam o aspecto lúdico com a solidez pedagógica.
Já para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, são oferecidas as coleções New iLearn e Go Getter. Elas estimulam o uso do inglês fora da sala de aula, proporcionando uma experiência única.
Por fim, para os alunos do Ensino Médio, é oferecida a coleção Expand. Ela estimula o desenvolvimento das quatro habilidades, com atenção especial para a confiança na linguagem falada. Além disso, trabalha o uso de inglês em vários âmbitos – social, profissional e acadêmico. Também prepara os alunos para o ENEM e grandes vestibulares.
3. Benchmark Test
Benchmark é um termo em inglês que significa referência. O benchmark test oferecem uma referência para medir o avanço do aluno no aprendizado de inglês.
Essa é uma solução fundamental para construir uma escola bilíngue de forte influência em qualquer região do Brasil. Afinal, só é possível aprimorar o ensino a partir de informações precisas e confiáveis sobre os resultados que estão sendo alcançados com as práticas atuais.
Esses testes permitem acompanhar, de maneira rápida e precisa, o progresso dos alunos, tanto individualmente quanto em grupo. Eles podem ser aplicados para alunos a partir de 14 anos, de todos os níveis.
O benchmark test é realizado 100% online. Nele, são avaliadas as quatro habilidades: conversação, leitura, escuta e escrita.
Após a realização do teste, é gerado um relatório do desempenho do aluno para cada uma das habilidades. Assim, comparando os relatórios dos testes, é possível entender como o aluno está avançando no aprendizado do idioma.
Além de permitir acompanhar o progresso dos alunos, o benchmark test possibilita que os gestores escolares e o corpo docente identifiquem caminhos práticos para apoiar o desenvolvimento dos alunos.
Essa possibilidade existe porque os resultados do teste não se limitam a uma análise do desempenho dos alunos. Eles também incluem recomendações detalhadas para direcionar o ensino de inglês, geradas a partir dessa análise.
Entre as recomendações, são apresentadas sugestões de atividades com as coleções didáticas da Pearson, para aprimorar as quatro habilidades essenciais. Assim, as soluções da Fluentize se complementam e trazem resultados ainda mais eficientes quando aplicadas em conjunto.
Você conheceu as três soluções da Fluentize que podem ser implementadas nas escolas da rede pública para tornar o ensino de inglês mais completo e que realmente faz a diferença na vida do aluno.
Quer entender como é possível implementar essas e outras soluções na sua instituição de ensino? Entre em contato conosco e vamos montar um direcionamento específico para seus alunos?