Gestão de escolas públicas: as boas práticas para aprimorar sua administração

A gestão de escolas públicas é uma tarefa que demanda grande profissionalismo. Conheça as melhores práticas para otimizar a gestão de escolas públicas.



Apesar de não ser uma tarefa simples, com empenho e dedicação é possível alcançar o sucesso na administração escolar. Assim como no segmento privado, a gestão de escolas públicas também apresenta grandes desafios.

Contudo, é essencial que os gestores e demais responsáveis por estas instituições de ensino mantenham-se sempre atualizados. Somente com profissionalismo e dedicação é possível fazer uma gestão de escolas públicas competente e eficiente.

6 boas práticas para gestão de escolas públicas

O gestor de uma escola pública conhece, como ninguém, os desafios e as dificuldades que enfrenta diariamente. Mas ele sabe também que existem maneiras inteligentes e extremamente eficazes para assegurar que as demandas sejam cumpridas.

A gestão de escolas públicas deve nutrir bom relacionamento com os mais diferentes atores do segmento. Entre eles, podemos citar os próprios estudantes e seus familiares, os profissionais que atuam nelas, e membros do poder público.

Uma maneira de medir o sucesso de uma instituição de ensino é observar a evolução do aprendizado dos alunos. Para isto, é preciso que algumas conjunturas sejam desenhadas de modo favorável a que os gestores obtenham o triunfo pretendido.

O resultado positivo impacta, primeiramente, a vida dos estudantes, que são a razão de ser da escola. Contudo, não apenas eles, bem como seus familiares e seu entorno, além do próprio corpo docente da instituição e demais colaboradores.

Na sequência, vamos apresentar algumas sugestões de boas práticas que otimizam a gestão de escolas públicas. São elas:

  • Diálogo com outras instituições

  • Fortaleça a comunicação da equipe

  • Investir em formação continuada

  • Mantenha o diálogo com os pais

  • Incentive a participação da comunidade e da sociedade

  • Invista em tecnologia

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No intuito de ampliar o conhecimento e a compreensão acerca destes conceitos, vamos analisá-los um por um. É relevante afirmar que todos eles podem ser postos em práticas pelas instituições públicas. E isso independe de sua localização geográfica, número de alunos que atende, ou quantidade de profissionais que trabalham ali.

Diálogo com outras instituições

É de suma importância que a gestão de escolas públicas aconteça em parceria com as demais instituições. Isso porque, a troca de informações e de experiências abre caminhos para novas possibilidades.

Conhecer e compreender quais têm sido as melhores práticas dentro de escolas do ensino privado é sempre válido. Especialmente para que a gestão de escolas públicas possa, dentro do possível, assemelhar-se à elas.

E isso é possível no que se refere ao planejamento didático, às gestões administrativa e de pessoas, além de outros processos. Apesar da distinção das realidades existentes, ambos os lados possuem pontos positivos que podem beneficiar um ao outro.

Fortaleça a comunicação da equipe

Comunicação é palavra de ordem em todo processo de gestão, especialmente quando há pessoas envolvidas nele. Dentro de uma escola, existem inúmeras possibilidades diferentes de relacionamentos, como:

  • Entre professores e alunos

  • Entre alunos e pais

  • Entre professores e pais

  • Entre professores e coordenação pedagógica

  • Entre coordenação e direção

Sendo assim, somente a ampliação da comunicação e o fortalecimento dos vínculos entre todos é possível garantir sucesso. A comunicação plena é mais eficiente, reduz ruídos e agiliza procedimentos e tomadas de decisões importantes.

Investir em formação continuada

O investimento em formação continuada aqui se refere não somente para atualização do corpo docente. Antes, ela é extremamente benéfica para toda a equipe escolar, incluindo diretores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais.

Por isso, investir em treinamentos, cursos, palestras, atualizações e masterclass, por exemplo, é uma excelente opção. Essas aulas podem ocorrer dentro do próprio ambiente escolar, quanto fora dele, em feiras e eventos educacionais.

Mantenha o diálogo com os pais

Definitivamente, é impossível fazer escola sem a participação dos pais dos alunos. Os responsáveis são aqueles que, em tese, passam a maior parte do tempo com os estudantes.

Sendo assim, é necessário compreender quais as metas das famílias para os alunos, além dos objetivos da própria escola. O caminho aberto para o diálogo é uma importante janela de oportunidade para a gestão de escolas públicas se aproximar dos anseios da sociedade.

Incentive a participação da comunidade e da sociedade

Uma importante questão para a gestão de escolas públicas é o papel da sociedade na rotina escolar. Logicamente, a tomada de decisão sobre os problemas e as demandas das instituições é feita pelos responsáveis.

Entretanto, quanto mais atores participarem do dia-a-dia da escola, maiores serão as possibilidades de fazer boas escolhas. O conceito de rede fortalece o vínculo entre a sociedade e a escola. Podem participar:

  • Profissionais de instituições privadas de ensino, como professores, diretores e coordenadores pedagógicos;

  • Gestores públicos, como secretários de educação, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores;

  • Membros de entidades municipais, como o Conselho Municipal de Educação;

  • Ativistas da educação;

  • Empresários e comerciantes locais que podem se tornar parceiros da instituição;

  • Moradores dos arredores geográficos e indivíduos do entorno social da escola;

  • Sociedade em geral.

A participação da sociedade pode ser muito bem-vinda, especialmente quando parte dela representa as demandas locais. Ou seja, comerciantes que empregam força de trabalho, por exemplo, podem citar os aspectos mais relevantes nas contratações.

Invista em tecnologia

Outro aspecto primordial e prioritário, especialmente no momento atual em que vivemos, é o investimento em tecnologia. A educação do século 21 impõe essa necessidade a gestores, professores, alunos e demais atores da educação.

A agenda da educação atual sustenta e incentiva a presença da tecnologia em sala de aula. Portanto, a gestão de escolas públicas não pode deixar de contemplar esta importante ferramenta educacional.

Além dos dispositivos utilizados dentro da sala de aula, os alunos podem se beneficiar de muitas outras maneiras. A implementação da sala de aula invertida, o fomento à pesquisa e à curadoria e a possibilidade ensino híbrido são algumas delas.

Portanto, é visível que a educação pública ainda tem um longo caminho a ser percorrido para oferecer um serviço de excelência. Entretanto, é a partir da profissionalização da gestão de escolas públicas que podemos dar o primeiro e mais importante passo.

Agora você já conhece algumas das melhores práticas para otimizar a gestão de escolas públicas. Para ter mais informações sobre este e outros temas relevantes, acesse nossas redes sociais. Nelas você encontra muitos dados, dicas e sugestões sobre educação pública de qualidade.


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