Inglês nas escolas públicas: como diferenciar suas aulas

Quer saber como melhorar o inglês nas escolas públicas e ser uma instituição diferenciada? Conheça as soluções!

professora em sala de aula de inglês

Para diferenciar o inglês nas escolas públicas, antes devemos entender a situação desse tipo de ensino atualmente no Brasil e como agir em cada um dos pontos. 

O ensino de inglês no ensino público no Brasil é um desafio a ser superado. E continue a leitura para ver como melhorar o inglês nas escolas de nosso país e superar esse desafio. 

O cerne da questão 

É fato que, para melhorar o inglês nas escolas públicas, os professores devem ser mais bem-preparados. Desse modo, eles adquirem meios para definir formas de ensinar que sejam mais atraentes aos estudantes. 

A Base Nacional Comum Curricular, documento que define o mínimo que todos os estudantes no país têm direito de aprender, começou a ser implementada em 2020. E o ensino da língua inglesa está previsto nesse documento. 

A questão é que as aulas de inglês não são novidade nas escolas, nem públicas, muito menos particulares. No entanto, esse ensino ainda não é o ideal. A prova disso é um estudo do British Council. 

Ele mostra que apenas 10,3% dos jovens, de 18 a 24 anos, dizem saber inglês. Pois a maneira como se tem ensinado inglês não está funcionando. 

E um dos pontos-chave é a formação dos professores. O país tem cerca de 62 mil profissionais que ensinam inglês no ensino fundamental e médio. 

Destes, apenas 45% têm formação superior na área de línguas estrangeiras. Paraná e Sergipe são os únicos estados com mais de 70% dos docentes habilitados em língua inglesa ou estrangeira moderna. 

Muitos desses profissionais focam no ensino da gramática e de outros aspectos e não procuram um diferencial para deixar as aulas atraentes e produtivas aos estudantes. 

Quando as aulas são voltadas para práticas sociais, construídas e dinâmicas, o ensino passa a ter significado para o estudante. Este, por sua vez, passa a engajar mais. 

Soluções para melhorar o inglês nas escolas públicas 

Avaliação de nível de inglês

 Para o objetivo de diferenciar o inglês nas escolas públicas, é fundamental pensar em soluções que acompanhem o desenvolvimento dos alunos. 

Uma delas é o teste de inglês que determina o nível de conhecimento atual de cada estudante. Trata-se de uma ferramenta amplamente utilizada em escolas de línguas. 

O nivelamento avalia o domínio das quatro habilidades fundamentais do idioma: 

  • Listening 
  • Speaking 
  • Reading 
  • Writing 

É interessante que esse tipo de teste seja feito pelo computador. Assim, a avaliação será feita de modo mais rápido e preciso. 

Quando é realizada no laboratório de informática da escola, a turma toda consegue ser avaliada ao mesmo tempo. 

Testes de nivelamento são extremamente úteis para os alunos, pois determinam o nível de conhecimento em relação ao idioma. Isso mostra as disparidades existentes. 

Vale destacar que esse tipo de solução também gera relatórios por grupo. Sua escola consegue, por exemplo, dividir os alunos por turmas, de acordo com o nível de conhecimento. 

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Conteúdo das aulas de inglês 

Outra solução para melhorar o inglês nas escolas públicas é o tipo de conteúdo apresentado em sala de aula. 

As práticas e metodologias desenvolvidas na sala de aula necessitam de um material didático de qualidade para promover o ensino aprendizagem de inglês. 

Esse conteúdo deve ser tanto impresso quanto digital, pois assim integra diferentes ferramentas de ensino. Nesse sentido, é fundamental contar com o apoio da tecnologia, pois ela faz parte do dia a dia dos estudantes. 

Estruturadas com os livros didáticos, as ferramentas tecnológicas conseguem manter os alunos interessados. Isso promove engajamento e, consequentemente, melhores resultados no ensino. 

Os materiais escolhidos precisam ser aqueles atualizados constantemente, pois assim se mantêm atuais. 

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Evolução do aprendizado de inglês  

Mais uma solução para melhorar o inglês nas escolas públicas: medir o avanço do aluno no aprendizado do idioma. 

Somente a partir de informações precisas e confiáveis é possível melhorar o inglês nas escolas públicas, pois é possível ver se os resultados desejados são ou não alcançados com as práticas definidas. 

O acompanhamento se dá por meio de métricas, a partir de testes e relatórios de desempenho. A comparação entre os relatórios mostra como se dá o avanço no aprendizado do idioma. 

É importante destacar que esse tipo de ferramenta mostra aos gestores escolares quais caminhos são necessários para que consigam apoiar o desenvolvimento dos seus alunos. 

Mas não se trata apenas de uma análise do desempenho dos alunos. Ela serve de base para identificar soluções. 

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Estímulo ao protagonismo do aluno 

Note que as soluções acima colocam o aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem. O momento pede essa mudança. 

Ao analisarmos o dia a dia da criança e do adolescente, notamos que eles já são protagonistas em diferentes frentes. Quando querem aprender algo, por exemplo, buscam informações na internet. 

Esse protagonismo deve ser estimulado em sala de aula. O professor, portanto, deixa de ser o único agente ativo durante o ensino e pode agir como facilitador. 

O aluno precisa aprender a se comunicar em inglês. Para tal, o método de ensino precisa ser o que valorize justamente a comunicação em primeiro lugar. 

Comunicar-se e interagir com o idioma em diferentes contextos, seja lendo, jogando, assistindo a filmes, ouvindo músicas e conversando com pessoas, dá sentido ao aprendizado e motiva o estudo e aprimoramento. 

As escolas públicas, no entanto, esbarram na falta de recursos e acabam não buscando soluções alternativas, como aulas que promovem interação. 

Os desafios são reais, mas as soluções para melhorar o inglês nas escolas públicas também. Utilize-as para causar um impacto positivo na vida dos alunos. 

Conheça as soluções da Pearson, que se complementam e trazem resultados ainda mais eficientes quando aplicadas em conjunto. 

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