Nivelamento de inglês correto garante a progressão e a motivação do aluno

Entenda por que os alunos se sentem mais motivados quando passam por um teste de nivelamento de inglês.

estudante realizando teste em sala de aula

Essencialmente, a escola deve ter dois objetivos no ensino de inglês. Eles são: assegurar que os alunos permaneçam motivados e apoiar seu progresso adequado no domínio do idioma. Para alcançar esses objetivos, o nivelamento de inglês é uma ferramenta importante.

A seguir, você entenderá como o nivelamento impacta a motivação e sua consequência sobre o progresso dos alunos na aprendizagem do segundo idioma. Além disso, vai conhecer os principais sistemas utilizados para o nivelamento de inglês. Acompanhe!

Nivelamento incorreto e desmotivação nos estudos

Quando o assunto é nivelamento de inglês, existem dois problemas principais: não fazer ou fazer de maneira incorreta. Em qualquer um desses casos, o aluno acaba sendo posicionado em uma turma sem compatibilidade com o seu nível real de domínio do idioma.

Se o aluno estiver à frente do nível geral da turma, ele vai sentir que as aulas progridem devagar e os conteúdos não despertam sua curiosidade para aprender.

Imagine o caso de um aluno que já domina bem as principais formas e construções do inglês. Para que ele possa avançar ainda mais no idioma, precisa começar a se comunicar sobre assuntos de maior complexidade, como política ou economia.

No entanto, a turma em que ele foi posicionado ainda não tem o mesmo preparo. Os colegas ainda estão aprendendo a se comunicar sobre temas do dia a dia, como alimentação e viagens.

Nesse caso, o aluno não está sendo exposto a desafios que incentivem seu progresso. Assim, passa a considerar as aulas como uma obrigação burocrática, em vez de uma parte importante da sua formação.

Por outro lado, se o aluno tiver um nível de domínio anterior ao restante da turma, vai sentir que as aulas progridem muito rapidamente e não consegue acompanhar os conteúdos novos.

Imagine o caso de um aluno que ainda tem dificuldades para usar os tempos verbais mais simples: presente, passado, futuro. Esse aluno é posicionado em uma turma que já está aprendendo tempos verbais complexos.

O professor apresenta o presente perfeito contínuo, usado para indicar ações que começaram no passado e continuam acontecendo no presente. Existe uma forte probabilidade de que o aluno não consiga entender e aplicar esse tempo verbal.

Nesse caso, o problema não é a falta de desafios, mas a apresentação de desafios incompatíveis com o preparo do aluno. Ele pode interpretar suas dificuldades como falta de capacidade, em vez de entendê-las como reflexo de uma falha no processo de ensino.

Dessa forma, o resultado inevitável da falta de nivelamento, ou do nivelamento incorreto, é a desmotivação nos estudos.


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Importância do nivelamento para a motivação do aluno

Com a aplicação de testes de nivelamento adequados, a escola pode formar turmas de língua inglesa com maior compatibilidade.

Essas turmas são formadas considerando o nível real de domínio do idioma apresentado pelos alunos. Esse nível é determinado por meio de um teste que abrange as quatro habilidades – fala, escuta, escrita e leitura –, de forma objetiva e precisa.

Posicionado em uma turma com colegas do mesmo nível, o aluno tem uma jornada de aprendizagem mais adequada e satisfatória. Ele encontra o equilíbrio necessário entre ser desafiado e, ainda assim, sentir-se apto a acompanhar o conteúdo apresentado.

Esse equilíbrio é fundamental para a motivação do aluno.

O princípio é similar ao conceito por trás da gamificação, uma forte tendência educacional.

Para manter o interesse do sujeito em uma atividade, é preciso que ele enfrente obstáculos superáveis. A ausência de desafios e a insuperabilidade deles são extremos que prejudicam sua motivação e, consequentemente, seu progresso.

Além disso, ao compartilhar a experiência do aprendizado com colegas do mesmo nível, o aluno tem a oportunidade de realizar uma troca de ideias rica e produtiva.

É importante reforçar novamente que o nivelamento não elimina as dificuldades normais do processo de aprendizagem. Porém, essas dificuldades tendem a ser mais similares em uma turma que passou pelo nivelamento.

Assim, o aluno conta uma rede de apoio mais ampla, que vai além do professor, para lidar com os obstáculos sob uma perspectiva positiva. Eles não indicam falta de capacidade; em vez disso, são oportunidades de aprender mais, junto com os colegas, e continuar acompanhando o progresso da turma.

Nivelamento de inglês nos sistemas CEFR e GSE

Para que seja possível realizar nivelamento de inglês, não basta aplicar um teste. É preciso que o teste esteja associado a um sistema. Existem dois sistemas oficiais principais, utilizados internacionalmente: CEFR e GSE.

O sistema CEFR - Common European Framework of Reference for Languages, ou Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, é utilizado principalmente nos testes das instituições europeias. Nesse sistema, existe uma escala com 6 níveis, que vão de A1 a C2.

O sistema GSE - Global Scale of English, ou Escala Global de Inglês, é utilizado principalmente nos testes das instituições norte-americanas. Nesse sistema, existe uma escala numérica de 10 a 90. Há uma correlação entre as faixas dessa escala e os níveis do CEFR.

Esses sistemas foram desenvolvidos e aprimorados por especialistas no ensino de idiomas. Os critérios de avaliação são bem definidos e coerentes.

Além disso, eles são transparentes, o que significa que não há dúvidas sobre como ou por qual razão os alunos foram posicionados em cada nível.

Portanto, o teste de nivelamento de inglês dos estudantes traz melhores resultados quando está associado ao CEFR ou GSE, em comparação com a criação de um sistema próprio da escola.



Fluentize oferece às escolas públicas soluções em testes para realizar o nivelamento de inglês (Level Tests) e medir o progresso dos alunos (Benchmark Tests).

Essas soluções acompanham os sistemas CEFR e GSE, para maior transparência na hora de posicionar os alunos em níveis.

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