Ensinar inglês nas escolas públicas é fundamental para proporcionar melhores oportunidades de carreira aos alunos. Aprender um segundo idioma abre portas, ajuda o aluno a encontrar um bom emprego e até buscar especializações em outro país.
No entanto, esse também é um grande desafio para gestores e professores. É preciso ter profissionais capacitados e fazer o acompanhamento frequente do progresso dos alunos.
Talvez a instituição até ofereça um ensino de qualidade, mas não aplica métodos para acompanhar o progresso dos alunos, o que é fundamental para medir a eficiência das aulas.
Se você quer ensinar inglês nas escolas públicas e ajudar no desenvolvimento dos alunos, continue a leitura!
Ensinar inglês nas escolas públicas: por que acompanhar o desenvolvimento dos alunos?
Muitos alunos enfrentam dificuldades na hora de aprender um segundo idioma. Os motivos são diversos. Além de não conviverem no dia a dia com o idioma, é preciso ter um profissional acompanhando o desenvolvimento do estudante.
Isso vai garantir que o aluno terá todo o suporte quanto às suas dúvidas, proporcionando um maior entendimento do que está sendo ensinado.
Para a escola, o acompanhamento do progresso também é uma vantagem, pois as instituições de ensino têm suas atividades e resultados avaliados pelo Ministério da Educação frequentemente.
Além disso, escolas que comprovam um ensino de qualidade são mais reconhecidas pela comunidade. A avaliação contínua ajuda, ainda, a entender o que precisa ser melhorado na metodologia disciplinar.
Complemente a leitura!
👉 Como vencer os obstáculos no ensino de inglês
👉 7 dicas eficientes de motivação para alunos nas aulas de inglês
5 motivos para acompanhar o desenvolvimento dos alunos no ensino de inglês das escolas públicas
1. Superação de desafios
Escolas que acompanham o desenvolvimento dos alunos conseguem identificar quais são seus principais desafios, fortalezas e, principalmente, se apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem. Com isso, é possível criar estratégias para guiá-los a um ensino totalmente específico para sua necessidade.
Esse apoio faz com que os alunos se sintam mais confiantes para tirar dúvidas, participar ativamente das aulas, e consigam superar os desafios com a língua inglesa.
2. Definição de metas e objetivos personalizados
O acompanhamento é uma forma de estimular o desenvolvimento de cada estudante. Os professores que atuam nessa frente conseguem avaliar os conhecimentos dos alunos e entender como estão evoluindo, se estão conseguindo aprender, e em quais aspectos têm dificuldade ou facilidade.
Essas informações ajudam no desenvolvimento de metas e objetivos personalizados para cada estudante ou grupo escolar.
Assim, se um grupo de alunos tem mais dificuldade com a leitura, por exemplo, os professores podem aplicar atividades específicas. Elas devem ser focadas nas metas, permitindo que os estudantes evoluam cada vez mais.
3. Avaliações focadas nos objetivos
Depois de definir as metas e os objetivos de acordo com cada necessidade ou interesse dos alunos, a escola também deve criar avaliações focadas nesses temas.
O objetivo é que sirvam como um complemento do aprendizado para avaliar a evolução dos alunos e entender se as estratégias adotadas pela escola estão surtindo efeito.
4. Autogerenciamento e autoavaliação
Ensinar inglês é importante, mas promover a autonomia dos alunos é fundamental para o processo de aprendizagem. Alunos que conseguem autogerenciar suas tarefas e pesquisas são capazes de se autoavaliarem e conseguem aprender também fora da escola.
Assim, os estudantes não ficam dependentes dos professores e podem buscar outras fontes de conhecimento complementares. Dessa forma, os professores atuam mais como mentores, orientando e direcionando os caminhos que os alunos podem seguir para aprender.
Essa autonomia é importante, principalmente para alunos do ensino público, que não têm as mesmas oportunidades que outros estudantes e precisam manter o desenvolvimento depois que terminam o ensino básico.
5. Motivação e incentivo pelas conquistas obtidas
Acompanhar o progresso no inglês também é uma forma de motivar e incentivar os alunos por suas conquistas. Uma vez que os objetivos e desafios foram determinados, ao alcançarem o progresso, os alunos se sentem ainda mais confiantes e prontos para as próximas matérias.
A escola também pode criar premiações para os alunos que apresentarem os melhores resultados ou atingirem um patamar de excelência. Assim, a cada nova conquista os estudantes se sentirão mais entusiasmados em aprender inglês.