Plano de aula de inglês: como inovar na didática?

Se você deseja aumentar o engajamento da sua turma, saiba aqui como inovar na didática do seu plano de aula de inglês.

professora fazendo plano de aula

O plano de aula de inglês, quando é elaborado de maneira inovadora, permite que os alunos expressem melhor suas ideias, pensem fora da caixa, desafiem problemas com soluções criativas e, principalmente, aprendam de maneira mais rápida e eficaz. 

A correria do dia a dia, no entanto, dificulta arranjar um tempo para inovar na sala de aula. Há a pressão de acompanhar o currículo escolar, a reunião com os pais, as aulas com os alunos e a rotina da escola pública. Sobra pouco tempo, mas faz diferença investir nele. 

Em poucos minutos, como na leitura deste artigo, você encontra oportunidades para rever práticas e adotar estratégias pedagógicas no plano de aula para aumentar o nível de qualidade do seu ensino. Quer saber como? 

Continue a leitura e veja como inovar na didática do seu plano de aula de inglês! 

Comece pela organização do plano de aula de inglês 

A língua inglesa não é mais apenas um contexto extra lecionado em sala de aula, pois tornou-se parte obrigatória do currículo de muitos profissionais de sucesso — além de contribuir para a comunicação em um mundo hiperconectado. 

Veja como organizar o plano de aula de inglês para inovar na didática: 

Estabeleça o tempo para apresentar o conteúdo 

O primeiro passo para organizar seu plano de aula de inglês é estabelecer o tempo que será dedicado a apresentar o conteúdo. Ele deve contemplar um período para estimular os alunos com as atividades propostas. 

Escolha temas atuais 

O segundo passo envolve a escolha dos temas abordados, que devem ser, sempre que possível, atuais. Relacione o tema lecionado com assuntos de interesse dos estudantes. Insira também a interdisciplinaridade: por exemplo, se falará sobre países, pode citar a guerra na Ucrânia. 

Determine metas e objetivos 

Metas e objetivos devem ser determinados e apresentados aos alunos. Isso permite aumentar o nível de engajamento da turma

Aumente o nível de criatividade das aulas 

Para envolver cada aluno no conteúdo apresentado, as aulas devem gerar expectativa de aprendizagem. Além dos temas atuais, considere aqueles que estão de acordo com a faixa etária de cada turma. Deixe ainda que eles exponham suas opiniões. 

Considere os recursos da escola 

O plano de aula de inglês precisa levar em conta os recursos disponíveis na escola: monitores, aparelhos de som portátil, jardins, pátios, auditórios, quadras e outros. Tenha em mente que não se aprende somente na sala de aula. 

Adote diferentes planos de aula para ensinar inglês 

Atividades que envolvem dinâmicas e brincadeiras fazem parte do universo das crianças e adolescentes. Elas estimulam a socialização, a cognição e a afetividade entre todos — inclusive com o professor. 

Quando o plano de aula de inglês se apoia em elementos lúdicos, promove a aprendizagem do conteúdo de forma orgânica. Veja alguns exemplos: 

The butterfly life cycle 

Utilize o livro “The Very Hungry Caterpillar”, de Eric Carle, para aproximar os estudantes dos anos iniciais da sonoridade da língua inglesa. As histórias falam sobre uma lagarta bastante comilona e apresentam, ao mesmo tempo, todo o ciclo de vida até se transformar em borboleta. 

May I? 

Que tal elaborar um mural e um jogo para ensinar formas educadas de se pedir algo em inglês? Essa é a proposta de May I?. Divida a turma em diferentes grupos e peça para que cada um elabore um mural com pedidos básicos de uma rotina escolhida: 

  • Restaurante; 
  • Escola; 
  • Farmácia; 
  • Hospital; 
  • Loja de departamentos etc. 
  • Will e Going to 

    Esta dinâmica para o plano de aula em inglês tem como objetivo trabalhar os tempos verbais no futuro. Faça dois cartões: um deve conter as resoluções de sonhos e desejos para serem conquistados ao longo do ano. 

    O outro card deve vir com as tarefas semanais que ajudarão a alcançar o objetivo. A ideia é fazer o aluno puxar dois cards e formular a ideia, falando o que deseja alcançar e o que fará para que isso dê certo. 

    Jornal do Simple Past e do Present Perfect 

    Chegou o momento de os alunos se transformarem em uma equipe de redação. Para treinar o Simple Past e o Present Perfect, divida a equipe em diferentes grupos. Escreva em pedaços de papel vários assuntos que podem ser abordados no jornal. 

    Peça para que cada equipe sorteie dois e escolha o tempo verbal que será adotado em cada um, sendo obrigatoriamente o Simple Past em uma notícia e o Present Perfect em outra. 

    Bingo 

    Essa atividade pode ser utilizada para vários assuntos. Basta escolher o tema. 

    Os alunos podem elaborar a cartela no próprio caderno. Se o tema for "as cores em inglês", coloque-as em meio a outras palavras em um pote e vá sorteando cada papel. 

    Ganha o primeiro aluno que preencher uma fileira na ordem das palavras que foram ditas. Também vale apostar cartela cheia! 

    Aproveite os recursos gratuitos para professores de inglês 

    Outra maneira de otimizar o seu plano de aula de inglês é a busca por recursos gratuitos online para professores de inglês. Acredite: há vários! 

    Nós separamos algumas dicas para você procurar pelos recursos gratuitos de inglês: 

    Gramática e vocabulário 

    Você pode procurar por plataformas usando as seguintes buscas: lições de gramática, ajuda de gramática de ESL ou perguntas e respostas interativas. 

    Fala e escuta 

    Quando o assunto é a fala e escuta dos seus alunos, você pode procurar por áudios diversos, desde cenas de filmes e séries até falas simulando diálogos. A ideia é buscar por tópicos, níveis e sotaques que irão auxiliar os alunos da instituição pública. 

    É possível também encontrar miniaulas sobre temas específicos que esteja procurando ou exercícios de listening e compreensão para escutar e responder depois. 

    Leitura e escrita 

    Já para treinar a leitura e como seus alunos escrevem, busque por histórias contadas em inglês para discutir o tema com seus alunos. E também procure por recursos que auxiliam em redação de currículos e documentos profissionais (se os alunos da sua turma já estão na fase de começar a trabalhar). 

    Jogos 

    Por último, você pode usar ferramentas de jogos para auxiliar o ensino de inglês em sua instituição pública. Procure por calendários de jogos em inglês, quadrinhos e ilustrações e quebra cabeças para ajudar a estudar. 

    Quer colaborar para o processo de modernização na escola em que você atua? Conheça 9 inovações em inglês para você implementar

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS